sábado, 29 de maio de 2010

SE VOCÊ ACHA QUE TEM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO ENTÃO VEJA ESTE VIDEO....

SAIBA ESCOLHER MUITO BEM SUA IES EAD, SE NÃO...

Esta cena lembra-me alguns candidatos a uma vaga para fazer faculdade na modalidade EAD e de alguns formandos de certas IES EAD que conheço, tive a oportunidade de ler algumas redações destes alunos, lamentável, porém, uma triste realidade. O MEC bem que tenta fazer sua parte, mas sem uma fiscalização dura e permanente em todos os niveis de ensino, as coisas irão continuar do mesmo jeito; como tudo sempre acontece por aqui!


Como não temos muito a fazer a não ser lamentar, resta-nos uma outra alternativa: Rir muito disto tudo!

Abraço.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O PREÇO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Dia destes "me caiu os butiá do bolso", como minha filha mais velha costuma exclamar quando presencia ou fica sabendo de algumas situações ou fatos absurdos, estava tomando um mate quando fui surpreendido pela seguinte notícia: " Pai é multado em R$300,00 por ter dado duas cintadas em seu filho", motivo das duas cintadas? O filho queria agredir a mãe e outros familiares. O que se pode dizer disto? Sinceramente eu não sei nem o que pensar ou dizer, melhor, sei o que fazer, porém, não me atrevo a dizer por estar arriscando ser multado por algum "conselho" ou uma destas entidades proterora "de animais" qualquer. No Brasil de hoje, tudo que é "anjinho" está sob o manto da proteção de alguma entidades de classe, conselhos, associações e outras tantas denominações que o ser humano aqui nem imagina, resultado: Estamos nas mãos da bandidagen, a polícia nada pode fazer, quando faz leva pau (processos e represálias de toda a ordem), prende e em menos de 24 horas a bandidagem esta a solta, pior, debochando de quem os prendeu.
Se um pai não pode educar um filho, quem poderá fazê-lo? ( não vele responder que é o "Chapolin Colorado"). Acham uma violência dar palmadas, chinelada, cintadas ou uns "cascudos" nos filhos? E que tal o que os "menores" do tipo CHAMPINHA fazem quando consegue botar as unhas em você ou em uma filha, filho seu ou em qualquer um de seus familiares? Tá engolindo em sêco porque? Você é um dos que acham que estes sociopatas devem ser tratados a pão de ? Não se trata de apologia a violência, sei que violência gera violência, estou tratando aqui de educar esta gurizada de hoje com um pouco mais de severidade, eles não conhecem limites, não respeitam absolutamente ninguém, se precisar eles matam por um simples e esfarrapado boné ou por um par de tênis dito de marca, que muitas vezes foi comprado em um camelô de uma esquina qualquer.
Estes "menores" cometem estas atrocidades para sustentar o vicio no craque ou em outras drogas ilícitas, mas fica uma questão: Qual motivo esta levando nossas crianças, adolescentes e tantas outras pessoas aparentemente bem resolvidas a procurar estas drogas, principalmente o crak? Estamos ignorando os apelos, muitas vêzes silenciosos, de nossos filhos, irmãos, amigos e de tantos outros que nos cercam, não conseguimos perceber o pedido de socorro destas pessoas, falta-nos sensibilidade para conversar e, principalmente, ouvir aqueles que nos cercam e que nos são tão caros. Invariavelmente só percebemos após "o leite derramado", tarde demais, alguns caminhos possuem somente uma única mão; a de ida, é um caminho sem volta e cheio de sofrimentos para todos e que acaba de forma abrupta e violenta em 99% dos casos.
Não tenho uma receita miraculosa, até mesmo por ser falho, como todo o ser humano eu também tenho meus defeitos, e não são poucos, mas creio estar agindo corretamente com meus filhos, tenho 03, uma com 20 anos e que esta cursando direito, uma com 14 anos e um moleque com 12, sinto orgulho em dizer que nenhum deles jamais me deu qualquer motivo para me envergonhar ou manter qualquer suspeita em relação a seus atos. Todos tem suas personalidades muito bem definidas e sabem muito bem diferenciar o "joio do trigo", sempre comentam seu dia a dia, existe diálogo entre todos, principalmente com a mãe, e isto não tem preço. Filhos não tem que temer seus pais, devem sim respeitá-los e respeito não se impões nem se compra, se conquista com as bases alicerçadas em uma relação de confiança mútua.

Abraço.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CUIDADO, ELES ETÃO DE VOLTA

“Eles” estão de volta. Isso mesmo, eles...os politicos: Candidatos a presidente, deputados estaduais, deputados federais e senadores, sempre com a mesma conversa mole: “ Prioridade a saúde, educação, segurança, blablabla...blabla...blablabla...e os incautos eleitores sempre caem na mesma ladainha. Estes imbecis, depois de eleitos, criam algumas “esmolas” com apelidos do tipo “Bolsa coelhos”(quanto mais filho, maior o valor da bolsa), e outros tantos benesses. Populismo puro. Não sou contra a que se de auxilio TEMPORARIO aquele que realmente necessite, exemplo? Um trabalhador se acidente e não consegue sequer fazer a perícia, quando consegue, algum boçal que o “examina” não consegue detectar os problemas sérios de saúde e acabam negando o laudo, deixando o trabalhador na obrigação de trabalhar mesmo com sérios problemas de saúde, isso quando não tem que depender de ajuda de parentes e amigos ate para comer. Já para alguns movimentos, mesmo sem ser oficialmente reconhecidos pelos governos como entidades de classe, ONG, associação ou seja lá o que for, este mesmo governo libera verbas para marchas e caminhadas, invasões e saques a propriedades particulares, quando não destroem tudo o que encontram pela frente. Trancam ruas, estradas, acessos a órgãos públicos e nada fazem para punir esta tropa de baderneiros.


Já disse antes e repito, não sou contra alguns programas ou movimentos sociais, sou veementemente contra paternalismo eleitoreiro e oportunista baderneiros, ações que nada mais trazem a não ser mais problemas e gastos desnecessários, completamente fora de propósito. Nossos hospitais estão a beira do colapso total; segurança publica ineficaz, inoperante ou, em muitos casos, inexistente; obras que começam e não terminam, o sistema de transporte esta sofrendo estrangulamento, não se trata somente de estradas e vias urbanas sem conservação, estão com sua capacidade de operação no limite.

Não custa nada pedir e repetir...repetir...repetir... NÃO REELEJAM as velhas raposas da política, os políticos “profissionais” (assim o fossem, mas nem isto), os galhofeiros de sempre, que invariavelmente se unem em alianças esdrúxulas e surreais ( PT+PSDB, PSDB+PDT, PC do B + PP...) uma vergonha. Mas isto nos diz alguma coisa, basta sabermos ler nas entrelinhas, ou seja: “ELES”, os políticos, estão preocupados única e exclusivamente com seu próprio bem estar, com os estudos dos filhos no exterior, em fazer verdadeiras fortunas em cima de propinas, desvios, subornos, obras e funcionários fantasmas e maracutaias de toda a sorte, que nem mesmo ODORICO PARAGUASSU (prefeito da “imaginaria” cidade de Sucupira) sonharia em ardilar.

Mas sempre encontraremos quem diga; “Hoje podemos viajar de avião, nossa inflação esta controlada, conseguimos comprar carro zero, os juros estão baixos...”, mas o que ninguém quer ver e que estamos acomodados com apenas as migalhas daquilo que deveríamos ter, pagamos altos e inúmeros impostos, o que temos de retorno? Absolutamente nada, e continuamos calados, nos conformando com apenas as migalhas daquilo que realmente deveríamos ter por direito, poder usufruir de atendimento digno na questão de saúde, de podermos sair as ruas sem o medo de ser assaltado, roubado ou de levar uma bala perdida na cabeça , sair sem medo de maus policiais, poder entrar em uma delegacia sem ser assaltado, a certeza de que os maus serão punidos e não os justos ter de se manter escondidos.

Pré sal e o valor absurdo dos combustíveis, inflação em baixa e os preços de alimentos em disparada, emprestamos dinheiro a outros paises e nossa população não tem saúde, creches, uma aposentadoria digna, educação e transporte escolar descentes, segurança, e os impostos que pagamos servem para que?



Abraço.

domingo, 23 de maio de 2010

IES EAD PRIVADAS COM OS DIAS CONTADOS COMO AS CONHECEMOS HOJE.

Uma situação que estava evidente desde as primeiras portarias aprovadas pelo MEC ( Ministério da Educação) para que as Instituições de Ensino Superior pudessem ministrar cursos de graduação na modalidade ensino a distância. Uma série de fatores, os quais não foram levados em consideração ou, foram simplesmente ignorados por ambas as partes envolvidas no processo, quando estas IES solicitaram autorização ao MEC. Basta prestar a atenção no que está acontecendo hoje com estas instituições. E o pior disto tudo, quem está pagando por estes erros, tais como: falta de planejamento, conhecimento, estratégia e, principalmente, falta de comprometimento, são os alunos, aliás, sempre sobra para a parte mais vulnerável dos processos ou relações entre empresas e clientes (alunos e parceiros neste caso específico). O senhor Fernando Haddad, Ministro da Educação, tomou a atitude esperada, está fazendo uma devassa nos pólos IES EAD e está fechando os pólos montados em garagens, em sobreloja de "casas de tolerância", em locais sem as mínimas condições de funcionamento, nem para pólos EAD nem para qualquer outro tipo de atividade, por não ter as mínimas condições de funcionamento. São locais sem acesso para portadores de necessidades especiais, sem iluminação adequada, sem ventilação, com goteiras, infiltrações e problemas de toda a ordem.


Basta prestarmos atenção para percebermos quais as reais intenções da grande maioria das IES que "comercializam" cursos EAD, visam pura e simplesmente o lucro fácil, o comprometimento destas IES passa muito longe do comprometimento social, o que deveria ser o objetivo principal desta modalidade de ensino, ou seja, facilitar aos menos favorecidos, tanto na questão financeira quanto no fator tempo, visto que esta modalidade permite um único encontro semanal dos alunos e os valores de mensalidades giram em torno de R$175,00 (cento e setenta e cinco reais) mês. Quando me refiro ao voraz apetite das IES EAD, ao que se refere a valores, sei muito bem do que estou falando, prestei consultoria para duas IES EAD, jurei nunca mais atender qualquer IES EAD após ver o que vi e ser tratado da maneira como fui, mas isto tratarei em outra postagem, inclusive com os nomes das referidas IES EAD. Simplesmente um absurdo as pratica destas instituições, regra geral: Os parceiros (mantenedores de pólos em parceria com uma IES EAD) invariavelmente são vítimas tanto quanto seus alunos, porém não os eximem da culpa pela série de problemas existentes neste meio, são culpados por omissão ou até mesmo por desconhecimento, sempre digo que todo o empreendedor deve procurar informa-se a respeito do tipo de negócio em que pretende investir e, regra principal, com quem ele irá manter parceria para gerir e manter tal negócio, pouquíssimos tomam estas atitudes, o que acontece e o que está explodindo por todo o país com relação a cursos superiores EAD, está deixando que milhares de alunos percam tempo e dinheiro, pois viram seus cursos fechados pelo MEC sem qualquer tipo de reparação, os donos de pólos simplesmente se eximiram das responsabilidades alegando que a culpa seria exclusivamente da IES certificadora ou do MEC...em fim, sobra sempre para a parte mais frágil no processo, O ALUNO.

Recebo e-mails com questionamentos sobre a disposição do MEC em liberar novas portarias para que os cursos superiores EAD tenham sequência, pois em meu ponto de vista estão perdendo tempo, os governos federal e estaduais estão se lançando nesta modalidade de tal forma que dificilmente haverá alunos para todas as IES EADs privadas, já que os cursos são gratuitos pelas UAB ( Universidade Aberta do Brasil). Quem pagaria para fazer um curso em empresa privada, sucetíveis aos mais diversos problemas, se tem ao seu alcance gratuidade e garantia de continuidade com a qualidade dos docentes das Universidades Públicas, tendo em seus currículos especializações de mestrado e doutorado ministrando aulas?

Por estes e outros tantos motivos creio que a maioria esmagadora das IES EAD privadas estão com seus dias contatos, pelo menos da forma como conhecemos hoje.

Abraço.

A CEGUEIRA DA IMPRENSA ESQUERDA MUNDIAL

Nem vou traduzir... está na cara