sexta-feira, 18 de junho de 2010

ÉTICA

ÉTICA...




ÉTICA...




Muito se fala, pouco se pratica e algumas pessoas nem mesmo sabem o que significa, já faz parte de nosso dia a dia, basta um click e pronto, lá está, escancarado em alguma matéria de jornal: " Político é pego em gravação extorquindo dinheiro de...", " assessor é preso com dinheiro nas cuecas, nas meias, na bolsa..." bom, seja lá onde for, sobra cara de pau e lá se vai a tão propalada ética. Seja onde for; na política ou em nosso dia a dia, vemos coisas das mais absurdas, as pessoas se vendem por meia dúzia de troco ou por verdadeira fortunas mas o fato é um só: Quanto vale sua moral, seu nome, sua ética? Tem como mensurar valores monetários x valores morais e éticos? Eu creio que não, pelo simples fato de que ética e moral não são encontradas em uma gôndola de supermercado, não se acha no lixo, são talhados desde a sua primeira infância, nos são passados de pais para filho por meio de exemplos, atitudes e muita conversa, pena que algumas pessoas não saibam disto e insistam em vender sua ética, moral e honestidade por meia dúzia de "pílas", e me refiro a qualquer valor, pois sua conduta, ética e retidão, não têm preço e qualquer montante, por mais que possa parecer, será sempre uma "meia dúzia de pilas".

Sempre pensei que em algum momento iríamos ver estas atitudes declinar pelo menos, mas pelo que tenho observado as coisas estão indo de mal a pior, a corrupção e cobrança de propinas sobrepujaram a esfera política, onde são tidas como fatos corriqueiros e "normais", e estão contaminando estudantes universitários e professores, fato lamentável e de resultados desastrosos a médio e curto prazo, por quê? Simplesmente por que serão estes os profissionais da política, saúde, economia, em fim, dos mais variados setores de nossa sociedade e que estarão no mercado, não fazendo pelo melhor pela sua empresa, cliente ou comunidade e sim pelas vantagens em benefício próprio que estará obtendo em facilitar, por meio de propinas e corrupção, a vida de empresas que costumam comprar estes "pobres diabos".

Mas as coisas ainda são bem mais amplas e preocupantes do que nos parece, estas atitudes costumam deformar caráter e facilitar a que produtos e serviços de péssima qualidade e empresas incompetentes entrem e permaneçam no mercado, prejudicando consumidores que pensam estar consumindo produtos de boa qualidade e sendo atendidos por empresas honestas e competentes em sua área de atuação.

O exemplo mais deprimente de corrupção e falta de ética é o caso dos ficais que multaram em R$10.000.000,00 o porto de Santos e determinaram o imediato fechamento por irregularidades ambientais, o que aconteceu? OS DOIS FICAIS FORAM AFATADOS DE SUAS FUNÇÕES e ainda estão sujeitos a processo administrativo, a multa FOI RETIRADA e o porto AUTORIZADO A FUNCIONAR NORMALMENTE. Quer comentar isto?

A todos que estão envolvidos ou pensando em se envolver com atitudes espúrias, como se vender em troca de "meia dúzia de pilas" e prejudicar seus colegas, e estou me referindo a vocês estudantes e jovens aspirantes à carreiras de sucesso e realizações verdadeiramente merecidas, honrem seus nomes e, principalmente, seus pais, amigos e colegas. Não vendam sua dignidade e profissionalismo por quaisquer valores que sejam, por menor que possa parecer uma "negociata", uma "negociata" sempre será uma "negociata", não importa o montante envolvido e sim a atitude do ato em si, ou seja, se você se vende, não importa o montante, você será sempre um corrupto, egoísta e imoral.






Abraço.

A CEGUEIRA DA IMPRENSA ESQUERDA MUNDIAL

Nem vou traduzir... está na cara