sábado, 31 de dezembro de 2011

PLANOS DE SAÚDE NO BRASIL, FUTURO INCERTO!



No Brasil a saúde é tratada de uma maneira demagógica, utópica e surreal, além de não existir um serviço público de saúde dentro do que se poderia chamar de minimamente satisfatório, o intervencionismo do estado acaba por inviabilizar a existência dos planos de saúde privados. O exemplo mais recente é a RN 262 ANS, a qual faz referência à obrigatoriedade, por parte das operadoras privadas de planos de saúde, de cobertura de aproximadamente 70 novos procedimentos.
Mas não é só na saúde que o governo cobra da iniciativa privada e, no entanto não faz a lição de casa, maior exemplo disto é o sucateamento e falta de verbas para as universidades federais, no entanto, o ministério da educação cobra inclusive ar condicionado instalado nas salas de aula das faculdades particulares, inclusive nas salas de aula semipresenciais das faculdades e-learning (EAD). O governo "finge" fiscalizar alguns setores, sabe-se lá por qual motivo (pior é que sabemos), enquanto outros estão livres para atuarem da maneira que bem entenderem. 

As coisas poderiam ser bem mais fáceis para todos se o governo federal, por exemplo, destinasse o valor necessário para a saúde (SUS), postos de saúde, remuneração adequada aos profissionais da saúde, aparelhamento dos hospitais públicos, construção de novos hospitais ou, simplesmente, fazer com que os que já existem e sequer foram abertos, venham a ter suas portas abertas para a comunidade. Estamos cegos e maravilhados com o milagre da economia imune a crise mundial, estamos encantados com os governos Lula e Dilma, mais encantados ainda com a copa do mundo de 2014, mas e o restante?
As coisas são possíveis de acontecer em qualquer esfera que seja neste país, basta ver o que estão fazendo no Rio de Janeiro, o Sr. Beltrame resolveu dar um basta e colocou para correr a bandidagem das comunidades cariocas, os que não correram estão na cadeia ou mortos, o que foi preciso para isto? Vontade política e ações bem orquestradas, ponto final.

Falta neste país é vontade de fazer, falta capacidade de investir os recursos onde realmente eles estão fazendo falta, falta o governo federal se preocupar mais com sua própria máquina e deixar a iniciativa privada trabalhar e produzir, pois nesta não existem cabides de empregos, na iniciativa privada trabalha quem realmente tem capacidade e quer trabalhar. E se os planos de saúde de pequeno e médio porte, que são os que trabalham com menores valores de mensalidades, quebrarem? Seus segurados vão para os "ÓTIMOS" serviços do SUS? Tão de brincadeira! O que estão fazendo é pirotecnia, estão brincando com coisa séria, estão na eminência de inviabilizar de vez a saúde neste país.


Os últimos governos no Brasil foram, e estão sendo, tão irresponsáveis ou incompetentes que estão acabando com tudo que é preservado a qualquer custo em outros países: Saúde pública e agora coma as operadoras privadas também, transporte ferroviário de passageiros, estradas, segurança, educação, até quando vamos fazer de conta que está tudo bem? Até que ponto vamos ficar inertes?
Está na hora de o governo federal tomar as rédeas e ter um controle efetivo sobre as ditas agências reguladoras, as quais estão mais para "desreguladoras" do que para qualquer outra coisa. Obviamente que a regulação se faz necessária, mas daí a criar regras danosas vai uma grande diferença, a falta de critérios, ou de competência, de algumas agências e outros órgãos do governo, não servirá para outra coisa se não a de criar um problema muito maior e danoso do que qualquer outra coisa, o tiro pode sair pela culatra.

Abraço e feliz 2012  a todos!!!!

Nenhum comentário:

A CEGUEIRA DA IMPRENSA ESQUERDA MUNDIAL

Nem vou traduzir... está na cara