quinta-feira, 24 de abril de 2014

GONÇALVES DIAS / MARCO ALVES

Minha terra tem palmeiras,                                Minha terra tem ladroeiras,
Onde canta o Sabiá;
                                          Onde roubar nada dá;          
As aves, que aqui gorjeiam,
                               Os corruptos, que aqui saqueiam,
Não gorjeiam como lá.                                      Não saqueiam, como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,                             Nosso réu tem mais regalias,
Nossas várzeas têm mais flores,                        Nossas cadeias mais mordomias,
Nossos bosques têm mais vida,
                         Nossos bancos têm taxas lesivas,
Nossa vida mais amores.                                  Nossas vidas são mais vazias.
Em  cismar, sozinho, à noite,                            Em xingar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
                              Minha terra é de chorar;                    
Minha terra tem palmeiras,
                              Minha terra tem ladroeiras,
Onde canta o Sabiá.                                       Onde roubar em nada vai dar.
Minha terra tem primores,                              Minha terra tem corruptos,                 
Que tais não encontro eu cá;
                          Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
                         Em xingar, sozinho, à noite, 
Mais prazer eu encontro lá;
                            Minha terra é de chorar ;  
Minha terra tem palmeiras,
                             Minha terra tem ladroeiras,
Onde canta o Sabiá.                                      Onde rouba o marajá.
Não permita Deus que eu morra,                    Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
                              Sem que eu veja isso acaba;
Sem que desfrute os primores
                       Sem que fiquem impunes                      
Que não encontro por cá;
                             Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
                   Sem qu’inda aviste na cadeia,
Onde canta o Sabiá. 
                                    Onde rouba o marajá.
   
  GONÇALVES DIAS
De Primeiros cantos (1847)                MARCO ANTONIO ALVES
                                                                    (22/04/2014)

Nenhum comentário:

A CEGUEIRA DA IMPRENSA ESQUERDA MUNDIAL

Nem vou traduzir... está na cara